Escolhendo Sua Corretora De Valores

Autor: Rafael Silva

Resultado de imagem para como escolher uma corretora de valores

Antes de mais nada você precisa saber o que é uma corretora, porque ela existe e porque você precisa de uma, aí sim, você estará preparado(a) para escolher em qual delas abrir uma conta e investir o seu dinheiro.

A corretora de valores é uma instituição financeira, porém não é um banco, aliás, uma dúvida comum dos iniciantes no mercado financeiro que acha que toda instituição financeira é um banco, o que não é verdade.

 

Mas o que a corretora faz então?

Uma corretora de valores faz a intermediação entre você e o mercado financeiro de investimentos, uma vez que o investidor pessoa física não tem acesso aos investimentos de forma direta. 

Ela é a ponte entre você e os seus investimentos, isto é, oferece alternativas de aplicações para você investir seu dinheiro e processa as ordens de compra ou venda que você deseja fazer. 

Seu funcionamento obedece às normas e regulamentos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e Banco Central - BC.

Ao investir via corretora de valores todo investimento que você faz fica custodiado sob o seu nome e CPF, caso lhe ofereçam algo diferente não cai nessa. 

 

Mas, preciso mesmo de uma Corretora de Valores para investir o meu dinheiro?

E a resposta é NÃO! Os bancos comerciais (apesar do nome é o banco onde você tem conta) também fazem esta ponte, no entanto, há aí um conflito de interesses na oferta dos produtos de investimento

Como assim, Rafael? – Já te explico..rsrsr

Imagine que você vai ao seu banco conversar com o seu gerente de conta sobre as melhores alternativas no momento para investir o seu dinheiro. E digamos que a melhor alternativa do momento não esteja no seu banco, mas em outro da concorrência. Você acha mesmo que o seu gerente vai recomendar que você transfira o seu dinheiro para investir em outro banco? – Fala sério, nunca!

Já nas corretoras existe uma porrada de ofertas de investimentos das mais variadas instituições financeiras e empresas, é comum você encontrar em uma corretora de valores CDBs por exemplo de vários bancos, ou ainda Fundos de Investimentos de várias empresas e de outras corretoras inclusive, Debêntures de várias empresas, assim como outros produtos de renda fixa e variável, algo que no seu banco não existe, pois o seu banco só comercializa seus próprios produtos, o que na grande maioria são péssimas opções para o seu dinheiro.

Não confunda as coisas, cada um no seu quadrado.

 

Os bancos são especialistas em crédito, ou seja, emprestar dinheiro. É o que eles fazem de melhor, enquanto as corretoras são especializadas em investimentos (investir dinheiro).

 

Beleza, já sei o que é corretora, o que elas fazem e porque é preferível e não obrigatório investir via corretoras de valores ao invés do meu banco onde tenho conta.

 

Mas como escolher uma corretora de valores para investir entre tantas no mercado?

Vamos lá...

No momento em que escrevo para você (11/05/2019), e sim, é um sábado e de manhã ainda...rsrsrs, existem nada menos que 86 corretoras cadastradas e aptas a operar no site da B3 (antiga BmfBovespa).

Inclusive, no site da B3 tem um buscador de corretoras, clique aqui para acessar.

Esse buscador é bem legal, pois você refina sua busca utilizando filtros como: nome, produtos, serviços, clientes e até selos de qualificação.

Mas o que é isso quer dizer Rafael, lembra que sou iniciante?

 – Lembro sim, fica sussa, que já vou explicar!

Digamos que você se interesse em investir somente em títulos públicos do Tesouro Direto, logo, você pode filtrar no buscador somente as corretoras que operam Tesouro Direto, o que neste caso o seu número cai de 86 corretoras para 57 corretoras.

Ah! No caso em específico do Tesouro Direto também é possível fazer esse filtro no site do tesouro, clique aqui para acessar.

E que ainda atenda também clientes pessoa física e que entre os seus serviços oferte também fundos de investimentos. Sua lista então reduz para 34 corretoras. Legal isso, não é mesmo?

Você pode fazer o mesmo para investir em ações e fundos imobiliários, por exemplo.

 

Mas mesmo assim, a lista ainda é grande: 34 corretoras, como eu escolho?

Agora que você já tem a lista de corretoras que atendem o que você precisa é hora de comparar alguns requisitos entre elas e vou listar aqui apenas 4 para você escolher a sua corretora, são eles:

  1. Custo
  2. Atendimento
  3. Ferramentas
  4. Serviços

 

1. Custo para investir

Aqui nada de mais, tendo em vista que você já está acostumado a pagar diversas taxas e tarifas no seu banco, mas é bom ficar atento, pois os preços variam bastante de uma corretora para outra.

Taxa de Corretagem: é uma taxa que as corretoras cobram para executar suas ordens de compra e venda de ativos, podendo variar de valores dependendo do ativo (tesouro, ações, fundos imobiliários), como também pelo tipo de mercado (a vista, fracionário, opções e futuro), se são operações de day-trade (compra e venda no mesmo dia) ou operações normais (compra e venda em dias diferentes).

O bom mesmo é que essa taxa seja baixa ou nula, e caso exista, que seja fixa. Taxa de corretagem proporcional é maior roubada.

 

Taxa de Custódia: assim como no seu banco, que cobra para deixar seu dinheiro lá, algumas corretoras também cobram para guardar seus investimentos. Mas já existem muitas que já isentam essa taxa.

 

Taxa de Saque: Sim, dependendo a corretora ou a frequência que você realiza saques, ela pode vir a cobrar taxas de saque para transferir o saldo para a sua conta corrente no banco. A maioria também não cobra, então fica esperto.

 

2. Atendimento

Situação chata quando você liga para a sua corretora e não consegue atendimento, ficam te transferindo entre atendentes, não resolvem seu problema, telefone só fica ocupado ou na musiquinha (cada musiquinha chata...rsrsrs).

Ou ainda, o site vive dando problemas ou fora do ar, o app no smartphone não funciona, pô, atendimento conta muito.

A dica aqui é testar: teste tudo, ligue para a corretora, envie um e-mail, teste o chat se tiver, navegue pelo site e plataforma, explore ao máximo.

Você não vai querer descobrir que a corretora presta um péssimo atendimento somente depois que abrir a conta e transferir o dinheiro para lá, não é mesmo?

Então faça o dever de casa e evite aborrecimentos futuros.

 

3. Ferramentas

Outro item bacana de comparar são as ferramentas oferecidas, umas têm tantas que você até se perde, outras são simples até demais.

Algumas corretoras oferecem plataformas com buscadores, com gráficos, com calculadoras avançadas, com plataforma otimizada que você nem precisa utilizar o Home Broker.

Além disso, caso você seja um investidor high-tech, investir via celular no conforto do seu sofá também é uma realidade, mas nem todas possuem esta ferramenta.

A dica aqui é praticidade: busque por ferramentas que você possa utilizar para ganhar tempo e agilidade nos seus investimentos.

 

4. Serviços

A questão de serviços nas corretoras também é essencial e hoje eu diria que é o maior diferencial entre as corretoras.

Na prática todas prestam o mesmo: fazer a ponte entre você e o mercado, executando suas ordens de compra e venda de ativos, ponto.

Mas algumas vão além, oferecem cursos online, relatórios de análise, e-books, carteiras recomendadas com sugestões de ativos para comprar ou se desfazer, dicas de livros, blogs educacionais e outros, tudo o que o seu banco não oferece e nem quer que você venha a ter acesso.

 

Recapitulando...

Vimos então o que são corretoras de valores, o que elas fazem, por que você precisa delas e algumas dicas para te auxiliar na escolha da melhor corretora para você investir o seu dinheiro.

Lembrando ainda que não existe a melhor ou pior corretora, assim como não existe o melhor ou pior investimento, existem sim, a melhor corretora e a melhor alternativa de aplicação para você, de acordo com o que você necessita e busca.

Não coloque a culpa por suas perdas na corretora ou no investimento que você fez, invista em educação financeira, aprenda mais sobre finanças, economia e investimentos e os ganhos certamente virão.

 

Agora é com você!

Acesse agora mesmo os buscadores de corretoras indicados:

> Buscador de Corretoras da B3

> Buscador de Corretoras do Tesouro Direto

Em seguida, filtre as corretoras com base na sua necessidade e não somente pela propaganda bonita na TV, compare os itens que destaquei acima, e abra sua conta em pelo menos 2 corretoras diferentes.

Feito isso, continue testando por mais uns dias o atendimento, as ferramentas, os serviços, os custos para investir em determinada operação e após se sentir seguro com a corretora, transfira a verba para a corretora e comece a investir.

Abrazzzzzzzz e sucesso em seus investimentos.

 


Generic placeholder image
Rafael Silva

Autor

Educador financeiro, empreendedor digital, especialista em finanças pessoais e criador do Minhas Finanças Melhor.

Publicações Recentes